sábado, 4 de fevereiro de 2012

0128 - PROSELITISMO PARA CRIANÇAS


Por Donna Laframboise,

03 de fevereiro de 2012.

O significado do nome UNESCO é Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Eu nunca prestei-lhe a mínima atenção. Mas ao fazer uma busca no Google para algo mais recentemente me deparei com um documento de 135 páginas publicado em 2008. Seu título? A contribuição da educação infantil para uma sociedade sustentável .

Aqui estamos falando de crianças. Você sabe, aqueles anos em que o treinamento do pinico, amarrar sapatos, e aprender a contar o tempo são todos os marcos principais.

Acontece que a UNESCO está numa "missão de alcançar o desenvolvimento sustentável" - e acha que "nossos jovens cidadãos" devem ser recrutados como soldados de infantaria (p. 3).

Este documento é uma coleção de artigos associados a um workshop realizado na Suécia. Uma gama de tópicos são discutidos e há alguma diversidade de opinião. No geral, porém, os participantes estão 
inteiramente de acordo que as idéias políticas, tais como o desenvolvimento sustentável, tem um lugar nas creches.

Aqui estão algumas das declarações assustadoras que podem ser encontrados nas suas páginas (todos são citações literais):

1) educar para a sustentabilidade deve começar muito cedo na vida. (P. 12)

2) As crianças podem ser incentivadas a questionar o excesso de consumo. (P. 13)

3) as crianças têm capacidades para ser agentes ativos da mudança agora ... (p. 20, itálicos no original)

4) Através de sua aprendizagem e ativismo social, as crianças serão capazes de destacar as suas preocupações ... (p. 22)

5) até mesmo as crianças muito jovens ... pode ser participantes pró-ativas ... como iniciadores, provocadores, pesquisadores e ativistas ambientais. (P. 22)

6) aprendizagem começa com o nascimento ... e mesmo antes. (P. 54)

7) Temos de encontrar alguns métodos eficazes de ensino do desenvolvimento sustentável que possam fazer com que as crianças o entendam profundamente, e até se choquem pelo seu desconhecimento. (P. 85)

A ONU não tem decência? Será que não existem mais zonas livres de proselitismo?

Muitas jurisdições franzem as sobrancelhas quanto a publicidade que é dirigida às crianças. Como então, isso pode ser correto para a política verde invadir creches - para inocentes serem alvo em seus berços?

O documento da UNESCO é encontrado aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário