terça-feira, 13 de março de 2012

0189 - Luiz Carlos Molion: Efeito-Estufa Existe?

PROFESSOR LUIZ CARLOS MOLION

Caros leitores,


Esta palestra do Professor Luiz Carlos Baldicero Molion, fez parte do Evento - "Mudanças Climáticas: pelo debate científico" - promovido pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) que ocorreu em 24 de novembro de 2010.


O Professor Luiz Carlos Baldicero Molionpossui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1969), PhD em Meteorologia, University of Wisconsin, Madison (1975), pós-doutorado em Hidrologia de Florestas, Institute of Hydrology, Wallingford, UK (1982) e é fellow do Wissenschftskolleg zu Berlin, Alemanha (1990). É Pesquisador Senior aposentado do INPE/MCT e atualmente Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, professor visitante da Western Michigan University, professor de pós graduação da Universidade de Évora, Portugal. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Dinamica de Clima, atuando principalmente em variabilidade e mudanças climáticas, Nordeste do Brasil e Amazonia, e nas áreas correlatas de energias renováveis, desenvolvimento regional e dessalinização de água. É membro do Grupo Gestor da Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (MG/CCl/WMO).


A palestra está dividida em quatro vídeos. Estes vídeos da palestra fazem parte de um total de 79 vídeos da TV FakeClimate que, na minha opinião, representa o que há de melhor na Ciência do Clima no Brasil.


Neste blog, vocês encontrarão facilmente o acesso direto para TV FakeClimate. Basta descer a barra lateral, que logo abaixo do item "Quem sou eu", vocês encontrarão a Logomarca da TV FakeClimate. Basta clicar sobre a imagem para vocês penetrarem neste maravilhoso espaço de conhecimento da Verdadeira Ciência Climática no nosso país. 



Agora, assistam com atenção a palestra: "Efeito-Estufa Existe?" 
Com a palavra o nosso Maior Cientista do Clima, a meu ver, um dos mais brilhantes do mundo, o Professor Luiz Carlos Molion.


MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM


Maurício Porto
13 de março de 2012


Fonte: TV FakeClimate



6 comentários:

  1. Eh mentira deles...!!!

    ResponderExcluir
  2. como mentira os inverno da europa estao ficando rigoroso e do sul tb

    ResponderExcluir
  3. Por que palestras como estas não são temas de documentários nas tvs? será que ha muito interesse em esconder esta verdade? vamos deixar os poderosos americanos, ingleses, alemães, etc, etc, etc, plantarem mentiras para nos fazerem acreditar q somos nós os culpados pelo q esta acontecendo com as mudanças climaticas q na verdade não está acontecendo nada de errado, apenas variações historicas e normais, o interesse deles ou o medo é q em pouco tempo eles estaram dependentes do Brasil se quiserem alimentar os seus....

    ResponderExcluir
  4. Por que profissionais como o professor Molion não leciona na USP? O departamento está vazio de pessoas como ele.

    ResponderExcluir
  5. O cientista em questão, fez em 2010 o programa Canal Livre na Band.O que deveria ser feito é um debate entre ele e algum defensor do aquecimento global em alguma mídia de renome.

    ResponderExcluir
  6. É dificil saber quem está dizendo a verdade. Precisamos ser muito atenciosos, mesmo assim, no fim das contas não temos conhecimento científico suficiente para ter certeza.
    Mas percebi algumas falhas nos argumentos do professor Molion:
    Ele diz que o CO2 absorve a energia térmica irradiada pelo sol e a transforma em energia mecânica, movimento, e este é transmitido para as moléculas vizinhas, não restando energia para ser emitida à superfície!!
    Primeiramente, o movimento das moléculas de um gás é exatamente a expressão de sua temperatura. Se as moléculas estão se agitando significa temperatura aumentando.
    Segundo, transmitir esse movimento às moléculas vizinhas significa aquecê-las também. O sistema tende a um equilíbrio mas situado a uma temperatura superior àquela que ocorreria sem o aquecimento do CO2.
    Terceiro, quem falou em aquecer superfície? Estamos falando de aquecimento da atmosfera, dos gases!
    Nessa passagem ele se perde completamente. Passaria vergonha diante de um físico atento.

    ResponderExcluir