terça-feira, 24 de abril de 2012

0220 - Novo estudo promete "centenas de milhões" de novos empregos verdes

 ESCULTURA REALISTA. 
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


23 de abril de 2012
(Tradução: Maurício Porto)


"Podemos criar 48 milhões de empregos verdes e decentes ao longo de cinco anos em apenas 12 países. Imagine o que podemos fazer em 24 países, imagine em 50 países, como poderemos criar muitas centenas de milhões de empregos".

Afirmou Sharan Burrow, Secretário-Geral da Confederação Sindical Internacional e ainda continuou:


"Centenas de milhões" de empregos verdes poderiam ser criados se apenas os governos investissem 2% do PIB na economia verde, de acordo com uma nova pesquisa da Confederação Sindical Internacional:

"Essa pesquisa constatou que 48 milhões de empregos verdes e decentes "seriam criados se apenas 12 países participarem ao longo dos próximos cinco anos."

"24 milhões de empregos poderiam ser criados nos EUA, Alemanha e Austrália, e 18 milhões de empregos no Brasil, Indonésia e África do Sul."

"Imagine o que podemos fazer em 24 países, imagine em 50 países, quantas centenas de milhões de empregos que seriam criados", diz o relatório."

Soa como uma grande notícia. No entanto, uma olhada na forma como a CSI chegou a esse 
fantástico número de empregos, pode amortecer o entusiasmo inicial: 

"O número de empregos quantificados que poderiam ser criados ou transformados em verdes e 
decentes empregos em cenários de investimento verde foram identificados através de simulações quantitativas."

Bem, nós todos sabemos o que modeladores do clima aquecimentistas têm sido capazes de criar com as suas simulações. Os pesquisadores CSI parecem ter utilizado as mesmas técnicas de simulação criativas, a fim de alcançar estes "centenas de milhões" de novos empregos verdes.

"As promessas de emprego" 
do Presidente Obama demonstram de acordo com o estudo da CSI "como as políticas de regulação e investimento podem dirigir os investimentos para a economia verde criar empregos". 

Verificação da realidade :

Desempregados: Quando eles votaram em Barack Obama em 2008, alguns norte-americanos acreditavam em sua promessa de uma economia verde repleta de postos de trabalho. Alguns ainda o fazem. Infelizmente, o que existe neste assunto é muito pouco de realidade.

Enquanto fazia a campanha há quatro anos, o senador Barack Obama prometeu que os US $ 150 bilhões de gastos governamentais em projetos de energias renováveis ​​criariam 5 milhões de empregos de colarinho verde em 10 anos. Perto do final do primeiro ano desta administração em exercício, o vice-presidente Joe Biden prometeu 722,000 empregos verdes seriam gerados pelo estímulo. Um czar de empregos-verdes foi mesmo nomeado. Então o que aconteceu?

Bem, a taxa de desemprego ainda é acima de 8% e o número de trabalhadores que já deixaram o mercado de trabalho é cerca de 88 milhões, quase 10 milhões a partir do dia que este presidente entrou na Casa Branca.

Obama poderia ter impulsionado o crescimento do emprego, ao aprovar o gasoduto Keystone XL e a abertura de vias federais, mais a extração de petróleo e gás. Mas ele não o fez. Em vez disso, optou por ficar na rota dos colarinhos-verdes, que rendeu praticamente nada em termos de postos de trabalho. 

No verão passado o New York Times relatou que "os esforços federais e estaduais para estimular a criação de empregos verdes foram um grande fracasso. "Mais recentemente, uma análise feita pela Reuters constatou que "os milhões de 'empregos-verdes' que Obama prometeu estão demasiadamente lentos para germinar." 

Dentro do pacote de estímulo há 500 milhões dólares do programa de treinamento de trabalho que "até agora ajudou a menos de 20.000 pessoas a encontrar emprego, bem longe de sua meta. "A Reuters relatou na semana passada que os resultados iniciais do programa "eram tão pobres que o inspetor do Ministério do Trabalho recomendou no ano passado que a agência devolvesse os 327 milhões dólares que não foram utilizados."


Enquanto isso, a indústria eólica "destruiu 10.000 empregos desde 2009". A Reuters disse que em relação às empresas de energia renováveis ​​e alternativas o governo tem se mostrado a favor de mantê-las fechadas ou declarar a sua falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário