sábado, 17 de março de 2012

0191 - Descoberta a Verdadeira Profecia Maia: 1984 será em 2012

TÍTULO DE REPORTAGEM: VINTE ANOS DEPOIS DO RIO, A TERRA SEM GOVERNANÇA
FOTO / LIBÉRATION

Na Rio+20, França vai insistir por Governança Mundial do Meio Ambiente

3 de março de 2012

O jornal Libération publica nesta sexta-feira uma grande reportagem sobre a falta de governança mundial nas questões de meio ambiente. A França vai insistir para que a conferência Rio+20, sediada no Rio de Janeiro em junho, resulte na criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente, no âmbito das Nações Unidas.

A ideia não é nova, destaca o Libé, e vai estar no coração dos debates do evento, ao lado do chamado "crescimento verde". A falta de governança, destaca a reportagem, resultou em mais de 500 acordos e 5 mil decisões desde a primeira conferência mundial do gênero, a Eco-92. Porém, apenas 60 países (menos de um terço do planeta) assinaram algum tipo de comprometimento e, ainda assim, o não-cumprimento dos acordos é difícil de ser verificado ou sancionado.

A ministra da Ecologia da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, argumenta que as soluções regionais muitas vezes não são coerentes com as consequências globais das mudanças climáticas. Essa é mais uma razão para a criação de um órgão mundial, o qual a ministra deseja que seja instalado em Paris. O Libération entrevista uma antiga participante das mesas de discussões climáticas pela França, Bettina Laville, que admite que "as negociações serão extremamente difíceis" a respeito da criação da entidade, sobretudo devido à oposição dos Estados Unidos e da China, os maiores poluidores do planeta.

Política francesa

Outro destaque na imprensa desta sexta-feira é uma reportagem do jornal Le Figaro sobre a entrada em campanha do atual presidente Nicolas Sarkozy, que, por enquanto, ainda não anunciou a sua candidatura. Citando fontes próximas ao presidente, sob anonimato, o jornal afirma que Sarkozy deve se lançar para uma curta campanha de 6 a 8 semanas, a começar entre a última semana de fevereiro e a primeira de março.

Segundo Le Figaro, o presidente tem pedido paciência aos aliados e dito que "sabe o que faz", ao manter o suspense. "Confiem em mim", tem repetido nos bastidores do seu partido, o UMP.




Um comentário:

  1. Mauricio

    Nem sei como me desculpar, mas te juro que não sei fazer o que me pediu, se me ensinares o passo a passo ficarei extremamente agradecido, eu infelizmente não sei inserir links, pode rir, mas é a mais pura verdade, já tentei e acabei desistindo. Eu ainda uso a forma antiga do blog, porque a nova me confunde e atrapalha.

    Também quero te pedir desculpas por não ter pedido licença para copiar o teu post, geralmente faço isso, mas hoje esqueci por completo de tão eufórico que fiquei para levar o post ao conhecimento de mais pessoas.


    Um grande abraço e espero sinceramente que me perdoe.

    ResponderExcluir